A gente achou que não haveria qualquer manifestação do clima carnavalesco, mas teve sim. Pessoas de todos os tipos e idades estavam no meio da avenida principal (Gran Via), com suas fantasias bem produzidas e havia um palco sobre o qual ocorriam várias apresentações de gente como a gente. Pessoas comuns subiam e tocavam algum instrumento, ou corais de crianças, ou mesmo gente fazendo danças esquisitas.
Enfim, ficamos em um Hostal bem bacaninha (os hostals em Madrid são geralmente um andar em prédios bem antigos, meio como pensões) chamado “Los Alpes”, a localização era ótima, bem próximo à Gran Via, deu pra conhecer todos os principais pontos à pé.
O preço foi acessível e a única reclamação que temos está relacionada à nossa última noite, pois resolveram fazer uma reforma em um dos quartos as 23:00h...povo louco! Tirando esse inconveniente, nada a reclamar, simples e prático.
Andar por Madrid é super fácil, em 2 grandes caminhadas em círculo dá pra conhecer tudo bem direitinho...Pontos principais são:
Puerta Del Sol: É neste local que se encontra o Km zero das estradas espanholas, e também o relógio que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano todos os 31 de Dezembro. (Wikipedia)
Plaza Mayor: Linda, linda linda. É uma praça que só é acessada por pórticos pois encontra-se rodeada de edifícios colados de 3 andares. Tem um comércio muito ativo para turistas que querem levar souvenirs.
Palácio Real: Um espetáculo. É meio caro pra entrar, mas vale totalmente à pena. Belíssimo. Mostra os aposentos dos reis na época em que a Espanha era um dos países mais ricos do mundo (se não fosse o mais). Ah, se tiver carteira de estudante, mesmo sendo brasileira, vale! É interessante dizer que eu nunca vi tanto ouro, tanta riqueza na minha vida.
Catedral de Santa Almudena: Catedral de Madrid. Muito bonita, o teto chama bastante atenção e é lá que está o túmulo do São Isidro. Quem entra lá se depara com um enorme órgão metálico que tem um designe bem diferente dos que vi aqui em Portugal.
Plaza Del Cibeles e Puerta de Alcalá: Na praça de Cibeles tem o Palácio das Comunicações que é uma construção muito bonita, porém estava em reforma e também a fonte de Cibeles que fica bem no meio da rua. Muito linda. A porta de Alcalá é muito bonita, é tipo um portal que antigamente servia para entrar em Madrid.
O horário de acesso gratuito a Coleção Permanente é:
De terça a sábado: 18.00 - 20.00 h
Domingos: 17:00 – 20:00 h
Não se assuste com a fila, é imensa, mas anda rápido.
Centro de Arte Reina-Sofia: Imperdível, mas perdemos. =/
Quando fomos encontrava-se fechado, mas quem for a Madrid tem q ir pra ver a Guernica de Picasso de perto...
Parque Del Retiro: Perfeito em um domingo de sol. Muito lindo, compreende uma imensa área de lazer como eu nunca vi antes. Jardins, monumentos, um lindo palácio de Cristal e um lago com barquinhos navegando. Tem gente fazendo todo tipo de peripécia pra chamar atença, parece até um pouco com a praça da Sé em Sampa, mas sem os trombadinhas e sem o suor pingando. Foi o lugar preferido de Fred.
O legal de Madrid é que o custo de vida é pouca coisa mais alto que o de Portugal. Então ainda deu até pra provar das comidas típicas como os famosos Tapas, a Sangria, o Churro com chocolate quente, o Bocadillo de Jamon (sanduíche com o verdadeiro presunto, porque o presunto do Brasil é o pior de todos) e a nossa queria Paella.