segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Caminhada




"Eu adoro todas as coisas.
E o meu coração é um albergue aberto toda a noite.
Tenho pela vida um interesse ávido
Que busca compreendê-la sentindo-a muito.

Amo tudo, animo tudo, empresto humanidade a tudo,

Aos homens e às pedras, às almas e às máquinas,

Para aumentar com isso a minha personalidade.


Pertenço a tudo para pertencer cada vez mais a mim próprio

E a minha ambição era trazer o universo ao colo

Como uma criança a quem a ama beija."


ACORDAR DA CIDADE DE LISBOA

Fernando Pessoa


Os primeiros dias parecem passar voando, como se as horas fossem encurtadas para que não possamos fazer tudo que queremos fazer. Dizem quem São Paulo é a terra da garoa, mas aqui a chuvinha fraca cai umas três vezes por hora, portanto não é motivo para ficarmos em casa.

No sábado saímos cedinho para nossa nova morada na Residência Baldaques. Nosso cantinho é pequenino, mas bem agradável. Há uma pequena cozinha relativamente bem equipada, um banheiro, dois pequenos terraços, uma salinha com mesa, cadeiras, sofá e tv, além do quartinho com a cama, poltrona, escrivaninha com cadeira, criados-mudos e roupeiro. Temos um aquecedor e um ar-condicionado (temo que este último nunca vá ser usado... ¬¬).

Logo em seguida seguimos para a Baixa-chiado para conferir os saldos, andamos, andamos e andamos...até compramos algumas poucas coisas necessárias, mas o hábito de transformar euro em real nos deixou meio mãos-de-vaca. De lá voltamos para o Vasco da Gama (shopping) e pude perceber que Fredinho já elegeu seu lugar favorito de compras, seja pelo nome ou pelo lugar em si, esse shopping já tomou o lugar do nosso Sams club!

Então, durante o dia andamos cerca de uns 15 km...sim, sim, não estou exagerando...tomara que minhas pernas engrossem subindo e descendo tantas ladeiras...hahahhaa.

Domingo à tarde resolvemos assistir ao espetáculo do Ballet Estatal Russo de Rostov dançando o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky que ia acontecer no Coliseu dos Recreios. Saímos cedo para comprar ingressos. Compramos os bilhetes mais baratos (10 euros) que correspondia a galeria de pé. Eu achava que seria num canto com visão reduzida, mas eis que no Coliseu dos Recreios não há tal lugar; todos os lugares da casa são excelentes e descobrimos mais tarde que podemos levar cadeirinhas portáteis.

Enquanto o espetáculo não começava, saímos passeando e tirando fotos do Rossio. Tudo muito lindo. As igrejas daqui são todas fantásticas, tetos altos, construções antigas com colunas de pedra, santos esculpidos com mínimos detalhes...maravilhoso. Conhecemos o Teatro Nacional, Praça D. Pedro IV, entramos numa feirinha de artesanatos, conhecemos também a Praça dos Restauradores,e vimos o nosso velho conhecido Hard Rock Café.

Paramos em uma casa de café, Fredinho pediu um chopp e eu pedi um capuccino e descobri que eles acreditam fielmente que capuccino é café com leite...eu hein...

Começou O Lago dos Cisnes, belíssimo. Dividido em quatro atos, dramático e encantador. Fiquei reflexiva por desejar com todas as minhas forças que esse tipo de cultura chegasse ao Brasil com uma frequência maior que a atual (quase nenhuma).

Pra vocês sentirem um pouquinho como é o Lago dos Cisnes, aqui vai o link de um vídeo no youtube, não é a mesma companhia de dança, mas tá valendo:


http://www.youtube.com/watch?v=vbY_FIyXPFg&feature=related


Ah, agora vou colocar umas palavras que variam no português daqui para o nosso português brasileiro. Sempre que der, vou colocar mais...


Gelado = Sorvete

Bilhetes = Ingressos

Gira = Elegante

Camisola = Camisa de jogador de futebol

Puto = Menino

Rapariga = Menina

Autocarro = Ônibus


;)


4 comentários:

  1. Ei doidinha!
    Pode esperar que no verão faz calor em Portugal e vcs vão usar o ar condicionado sim, viu?

    ResponderExcluir
  2. Heloo baby, prometo que vou ler sobre Fernando Pessoa que, tanto escreve coisas lindas e eu conheço tão pouco sei que ele, é Portugues e Nildinha é a fã nº 1 dele. Fico muito feliz por já terem assistido o Lago do Cisne. Realizando sonhos, logo na chegada é muito bom. Choro de saudades pela distância, mas sei que tudo isso é necessário para o crescimento de voces. Um beijo no cração

    ResponderExcluir
  3. Oi Malu,
    parece que em cada lugar desta cidade vcs encontram algo especial para compartilhar conosco. Estou adorando acompanhar a trajetória de vcs. Já consigo até me imaginar aí, o que é bom, pois antes de vc ir não sonhava com isso. Ou seja, se ralemnte acontecer estarei psicologicamente preparada, hehehe. Um beijão e aguardo novas postagens.

    ResponderExcluir